Atendimento ao paciente ExercíciosA prática de exercícios é essencial para qualquer pessoa que busca uma vida mais saudável. Para quem tem diabetes, os exercícios auxiliam no controle do peso, na diminuição do nível de açúcar no sangue, evitam doenças no coração e podem ajudar no controle da pressão e dos níveis de gordura no sangue. Além disso, os exercícios ajudam na diminuição do estresse, no aumento da auto-estima e na fortificação de ossos e músculos. Primeiro passo Qualquer exercício só produz resultado se for feito com regularidade. Portanto, escolha uma atividade física que lhe dê prazer e faça exercícios quatro ou cinco vezes por semana. Se tiver algum amigo para fazer junto, melhor. É muito mais agradável fazer exercícios acompanhado. Não esqueça de falar antes com o seu médico, pois ele pode ajudar a encontrar o exercício mais adequado a você e recomendar uma avaliação cardiovascular, se achar necessário. Na hora do exercício - Use tênis confortáveis. Prefira as meias esportivas, que ajudam a evitar bolhas; - Sempre faça um aquecimento e alongue-se por 5 a 10 minutos; - Beba água antes e durante os exercícios; - Se você tiver sensação de desmaio, dor ou dificuldade de respirar, pare de fazer o exercício imediatamente e fale com seu médico; - Espere de 60 a 90 minutos depois de comer, antes de fazer exercícios; - Sempre leve uma identificação médica para que as pessoas saibam que você tem diabetes em caso de emergência. Se você toma insulina ou comprimidos: - Faça um teste de sangue antes dos exercícios. Se o nível for menor que 100, coma algo imediatamente. Caso os exercícios durem mais de uma hora, coma novamente. - Caso sinta os sintomas de baixo nível de açúcar, coma alimentos com açúcar de ação rápida, como balas de açúcar, refrigerantes normais e suco de frutas. - Faça testes de sangue após os exercícios, pois algumas pessoas podem sofrer baixa do nível de açúcar no sangue várias horas após as atividades. - Evite aplicar a insulina nas partes do corpo mais exigidas pelo exercício. Caso você tenha alguma dúvida sobre os exercícios, consulte sempre o seu médico.