Dicas alimentaresComo escolher os alimentos. Todos os alimentos afetam o nível de açúcar no sangue, mas de diferentes maneiras. Por isso, é importante escolher alimentos que ajudem no seu controle. Os alimentos integrais e ricos em fibras evitam que o nível de açúcar no sangue aumente muito rápido e também ajudam o bom funcionamento do seu intestino. Além disso, uma refeição rica em fibras aumenta a sua sensação de saciedade, ajudando você a comer menos. Entre os alimentos ricos em fibras estão: - Frutas (principalmente as fibrosas:laranja, bergamota, abacaxi e aquelas que consumimos com casca: maçã, pêra, pêssego, nectarina). - Vegetais frescos (principalmente as folhas: alface, agrião, rúcula, radite, escarola, repolho) e aqueles que consumimos com casca. - Pães integrais (aveia, centeio, cereais mistos) - Arroz integral, cevada, aveia, milho cozido. - As leguminosas (as fibras estão mais presentes nos grãos de feijão, lentilha, soja, grão-de-bico, ervilha). Saiba identificar os alimentos que contém açúcar: procure na lista de ingredientes itens como açúcar, glicose, sacarose, frutose, mel. Os ingredientes são descritos no rótulo em ordem decrescente de quantidade (ingrediente com maior concentração na preparação fica primeiro). Na dúvida da quantidade e em que momento você pode consumir algum alimento, pergunte ao seu médico ou nutricionista. Substitutos do açúcar: A Food Drug Administration, órgão americano que fiscaliza medicamentos e alimentos recomenda o consumo dos adoçantes artificiais a base de: sacarina, aspartame, acesulfame-K e sucralose.